Jogos baseados em interface de navegação de sites

Existe uma linha de jogos de estratégia multiplayers desenvolvida em html que expandiu bastante. É uma vertente da programação de jogos chamada Browser-based Games. Para interagir, ao invés de instalar o jogo em sua máquina, o usuário se cadastra no site e joga da mesma forma como navega em um website. O jogador acessa o game através de uma interface de web e toda a estrutura do jogo fica hospedada em servidores.

gamforge_00

 

 

 

 

 

Para ilustrar o parágrafo acima, tem o Travian da Travian Games GmbH. Em uma cidade medieval, o jogador deve planejar o desenvolvimento da sua região, investindo na extração dos recursos primários (madeira, argila, agricultura e  minas) para a construção de edifícios que movimentarão a vida política e econômica da cidade. Travian conta com 79.955 inscritos nas versões brasileira, mexicana, chilena, argentina e norte-americana.

Assim segue o Tribal Wars, da  InnoGames, com a mesma dinânica de sustentabilidade de tribos mas com um maior investimento nos gráficos. A história se passa na idade média e o diferencial é a hierarquia dos jogadores: alguns, se tornam administradores, os chamados duques decidem os poderes de cada membro da tribo; e outros, são os aristocratas, detentores de títulos que ficam responsáveis pela promoção dos duques.  

O KingsAge da GameForce também investe no desenvolvimento de civilizações

Da mesma InnoGames, saiu The West. O jogador investe no destino de um aventureiro no velho oeste norte-americano em busca de trabalho. O personagem sobe de vida profissional e desenvolve habilidades (força, destreza, mobilidade, carisma). O jogador gerencia também o avatar do personagem, modificando seu vestuário, acessórios, alimento e transporte conforme a superação dos desafios.  

the_west_00