Briga entre gigantes reacende questão de direitos autorais sobre games

A  Eletronic Arts (EA) inicia um processo contra a  Zynga, por violação de direitos autorais. Em junho, a gigante dos jogos sociais  lançou The Ville (2012), considerado pela  Eletronics Arts  uma cópia voluntária e intencional das  ideias contidas em The Social Sims (2011), versão para o Facebook da franquia The Sims (2000). Além do design do jogo ser o mesmo, as semelhanças de mecânica e jogabilidade são  nítidas, tanto que no seu lançamento, de acordo com o site Gamasutra,  imprensa e consumidores apontaram imediatamente a similaridade entre os títulos.

“Ao notificar a Zynga sobre esta prática ilegal, esperamos obter um efeito secundário: proteger os direitos dos outros estúdios criativos que não têm recursos para se resguardarem. Hoje, esperamos tomar uma posição que ajude a indústria a preservar o valor de  projetos criativos originais daqueles que trabalham incansavelmente para criá-los”, defende a  gerente geral da EA Maxis, Lucy Bradshaw.

Atualmente, de acordo com o site AppData, The Ville é o  jogo mais popular no Facebook, com 40,3 milhões de usuários ativos mensais, em comparação aos 16,5 milhões de usuários de The Sims Social.

Em resposta à notificação, através do seu conselheiro jurídico Reggie Davi, a Zynga revela que a empresa está empenhada em criar os mais  divertidos, inovadores e envolventes jogos sociais, nos gêneros que seus  jogadores gostam. “The Ville é o mais recente jogo da nossa franquia ‘ville‘. Ele traz uma importante inovação, dentre os investimentos rápidos já existentes, que remonta a YoVille e continua através de CityVille e CastleVille, introduzindo uma série de novas funcionalidades sociais e mecânica de jogo ainda não vistos nos jogos sociais de hoje”, afirma Davi.

Estúdio canadense parabenizou Zynga pelo jogo copiado

Segundo Eric Caoili, editor do Gamasutra, esta não é a primeira vez que a Zynga está sendo acusada de plágio. Em janeiro deste ano, o estúdio NimbleBit apontou similaridades entre o seu produto Tiny Tower (2011), para iOS, e o recente lançamento da Zynga, Dream Heights (2012). Na ocasião, o desenvolvedor da NimbleBit, Ian Marsh, publicou  no Twitter  a gratidão da pequena empresa ao “inspirar” a sua maior concorrente. Já David Marsh,  outro funcionário da NimbleBit, postou que mesmo quando se recusa a trabalhar para a Zynga, você acaba fazendo trabalhos para ela – em referência à tentativa anterior da gigante dos games sociais não ter conseguido comprar a companhia.

Zynga ganhou causa contra empresa brasileira

Em junho de 2011, a Zynga acusou a empresa brasileira Vostu de copiar  ideias, conceitos, modelos de negócio e design dos jogos originais Yo Ville, FarmVille, CityVille e Zynga Poker. Em dezembro do mesmo ano, a Vostu chegou a um acordo com a Zynga, em que pagaria um valor (não revelado) e faria alterações nos jogos Café ManiaMegaCity, Pet Mania e Vostu Poker. 

Assista os vídeos abaixo e veja as similaridades entre The Sims Social e The Ville