O uso de videogames no processo formativo de crianças e jovens

Despertar o interesse de estudantes para o conteúdo disponibilizado em sala de aula é um permanente desafio para os educadores. As gerações evoluíram, os estímulos da vida moderna são outros e as necessidades de aprendizagem também. Com o surgimento de programas educativos desenvolvidos para a televisão, as escolas passaram a compreender o potencial das novas mídias no processo ensino-aprendizagem.

Século XXI: é chegada a hora e a vez dos videogames, que passam de mídia não grata para ferramenta das mais promissoras na área de Educação.

Em entrevista, o professor João Mattar, responsável pelo material de EaD da Universidade Anhembi Morumbi e autor do livro Games em Educação (2010), apresenta a teoria do aprendizado baseado em jogos, desenvolvida pelo americano Marc Prensky, que consiste na utilização de videogames no processo educativo. Mattar fala sobre a importância dos jogos na educação e de como as disciplinas já se beneficiam com os games, bem como sobre o papel do professor nesse processo.