O pinball mecânico se renova para atrair público jovem

Em pleno século XXI, a produção de máquinas de pinball supera as mudanças da era digital. A empresa Jersey Jack Pinball, inaugurada em janeiro de 2011, se prepara para vender mil unidades de sua edição limitada, inspirada no universo do Mágico de Oz. Em Emerald City Limited Edition Wizard of Oz Machineos elementos do filme são retratados de forma mecânica: no canto superior da mesa fica o Castelo da Bruxa Malvada e dele surge um macaco voador, que prende o seu pinball magnetizado e se esconde dentro do castelo. Para recuperá-lo, é necessário derrubar o Guarda Winkie. A pontuação, os bônus e as cenas do filme são projetados em uma tela LCD de 26 polegadas.

A proposta de Jack Guarnieri, fundador da Jersey Jack Pinball, é quebrar paradigmas ao se apropriar de novos recursos tecnológicos para projetar suas mesas, com a utilização de sons personalizados, show de luzes, cenas do filme e  animações, garantindo assim uma experiência diferente e divertida para os jogadores.

Um dos designers pioneiros de pinball, Harry Williams, dizia: “A bola é feroz!” Isso porque o projetista desse estilo de game não programa, não controla o que acontecerá no jogo, muitos são surpreendidos com as direções inesperadas tomadas pela bola. Vale ressaltar a Stern Pinball, uma das empresas que se mantém no mercado de produção, lançando três ou quatro títulos por ano. Entre os títulos estão: A Família Soprano, O Senhor dos Anéis, Family Guy e AC/DC.

Já as versões digitais previstas para este ano são: Farsight Studios ‘Pinball Arcade (iOS, Android, Xbox 360, PS 3, PS Vita, e 3DS), Zen Pinball (iOS),  Zen Pinball 3D (3DS) e Game Prom’s Da Vinci Pinball (iOS e Mac).