Valve se afasta do projeto Piston

piston-01

Responsável pela plataforma Steam, a Valve oficializou seu afastamento no projeto Piston, anunciado pela fabricante de PCs, Xi3, na Consumer Electronics Show 2013 (CES). O projeto nada mais é do que um aparelho set-top que funcionaria como um servidor dedicado a serviços de entretenimento, entre eles,  games, softwares, TV,  filmes (Netflix) e músicas. Em declaração feita para a Eurogamer, Doug Lombardi, diretor de marketing da Valve, comentou que “A Valve começou alguns trabalhos de exploração com a Xi3 ano passado, mas atualmente não tem qualquer envolvimento em qualquer produto deles!”.

Ainda de acordo com o site da Eurogamer, a Valve não concordou com os valores do aparelho. Dependendo da configuração, o produto pode variar entre U$ 899,99 a U$1.649,00. Um valor que está bem acima da média dos preços de consoles videogames. Mas outras divergências podem ter suscitado a saída da Valve, como o questionamento em relação ao sistema operacional do Piston.  A princípio, o Linux seria o sistema oficial no entanto o usuário poderia instalar o Windows. Agora, com a saída da Valve do projeto, Jason Sullivan, CEO da Xi3, oficializou que o sistema operacional será Windows. “Contrariamente à visão da Valve, a Xi3 acredita que a maneira de atingir este mercado, hoje, é fazê-lo com um sistema operacional Windows no núcleo, juntamente com a capacidade de ter uma plataforma/loja de jogos assim como capacidade de rodar todos que estejam disponíveis“.

piston-02

Sobre o Piston

O Piston  poderá ser conectado a qualquer computador ou aparelho de TV e chegará ao mercado para competir diretamente com o Xbox 360 e Playstation 3. A data de lançamento não foi anunciada e dependendo da configuração, os valores. Apesar de informações pouco consistentes, na época em que a Valve apoiava o projeto, o CEO da Valve, Gabe Newell anunciou site SourceFed, que o aparelho teria um sistema de joystick integrado à utilização de dados biométricos. O Piston está preparado para se conectar a joysticks, mouses e teclados.

O  hardware utilizado é a série 7 do Xi3 que suporta até 8 GB de memória RAM DDR3; possui um processador de 64 bits que roda em x86; tem uma capacidade de armazenamento que ultrapassa um terabyte; pode reproduzir vídeo em alta resolução 4096 x 2160 pixels; e oferece um sistema que exige  apenas 40 watts de potência; e aparelho mede apenas 4,27 cm por 3,66 cm por 3,66 cm.

Distribuição digital em alta

Um dos eixos mais debatidos nas feiras especializadas em games no ano passado, foram justamente as principais mudanças no mecanismo atual de distribuição dos títulos de jogos eletrônicos. Assistimos um processo de transição, onde a  mídia física vem sendo substituída pelo serviço streaming – os jogos são comercializados via download.

No mercado de consoles, a Microsoft  foi a pioneira com o Xbox Live, em 2002, graças a instalação da porta Ethernet na plataforma. Em 2006, a Sony lançou a Playstation Network com o mesmo objetivo e, recentemente, o anúncio da quarta versão do seu videogame, mostra que a Empresa vem ampliando o leque de serviços. Já a Nintendo Network iniciou seus serviços online em 2012, com estratégias de redes sociais e serviços voltados para os consoles Wii U e Nintendo 3DS.

Fontes: Source Fed, Kotaku, Eurogamer, The Slanded e PC Gamer

Anúncios